domingo, 9 de março de 2014

Tênis para Treino Insanity, Focus T25 e Asylum

Calçados Insanos
Você sabe qual é o melhor calçado para os treinos do Shaun T? Com base no que o próprio criador disse em seu blog, fiz um post falando sobre o assunto.


Tênis de Corrida =  Por ser um tênis de corrida seu amortecimento é projetado para movimentos para frente e não para movimentos para trás, lados e seu solado não é próprio para diminuir o impacto de saltos como os executados no Insanity, Asylum e Focus T25, a falta deste amortecimento pode até prejudicar algum ligamento ao forçar um movimento com um tênis que não foi elaborado para este fim, assim as articulações dos pés, tornozelos e joelhos ficam desprotegidas.   

                      
 Tênis para Cross Training = Ideal para Insanity, Asylum ou Focus T25 pois foi projetado para realização de treinos pesados dando aos pés, tornozelos e joelhos a proteção necessária mesmo em exercícios de alto impacto, seu solado é aderente e isso permite não escorregar no molhado (suor), assim como dá para usar em diversos tipos de piso, uma vez que foi elaborado para uso em terrenos acidentados como montanha, grama, lama, pista, água e mesmo assim proteger as articulações.
c26-B006UCA7Q4-1-s.jpgimages.jpg

 
Calçados Minimalistas =  Ideal para Insanity, Asylum ou T25 pois ele permite que a musculatura dos pés tornozelos e joelhos se fortaleçam devido o seu diferencial de deixar os pés livres e ao mesmo tempo protegidos, livres pois seu formato imita o do pé, logo é como estar treinando descalço, assim ossos, musculatura, ligamentos e tendões dos pés, tornozelos e joelhos se fortalecem cada vez mais enquanto desenvolve sua própria estrutura, sua estrutura natural, esse tipo de tênis busca nos remeter ao passado onde os homens corriam descalços e seus membros eram infinitamente mais fortes e saudáveis,  se você deseja "remoldar" seus pés para que eles voltem a ter a estrutura original antes de serem "moldados" pelos calçados do dia a dia esse tipo de sapato é o ideal para você que deseja fortalecimento de ossos, músculos, tendões e ligamentos dos membros inferiores, ficando assim livre de possíveis lesões causadas por impacto.


 fivefingers_divulgacao_tf1600.jpgVibram_FiveFingers_Komodosport_Barefoot_Shoe_98148.png
Descalço = O próprio Shaun T diz em seu Blog, preferir treinar descalço quando está em casa, veja aqui http://shauntfitness.com/insanity-shoes/  ele diz que desta forma consegue se mover para todas as direções com movimentos naturais, mas só pode se arriscar a treinar com os pés descalços pessoas que assim como o Shaun T têm os pés planos (chatos) ou pessoas que têm os pés normais (neutros). Quem tem pés de formato cavo (arqueados) não poderá treinar descalço pois irá sentir dores devido a pisada deste tipo ser apoiada nas laterais externas e não em toda a planta dos pés como é o caso dos pés planos ou no centro do pé como os no caso dos pés normais.
Dica: Se você tem os pés planos ou neutros e deseja treinar descalço use meias de yoga, aquelas com anti derrapante na sola ou use um tatame emborrachado que é vendido por metro para evitar possíveis bolhas nos pés  ou quedas ao escorregar no próprio suor. 
Eu por exemplo treino descalça e prefiro ficar mesmo com os pés diretamente no chão, sem meias, sem tatame pois sinto que atrapalham meus rendimentos (deve ter algo relacionado com a minha pisada) e mesmo assim não sinto dor nem bolhas, mas para quem sente fica a dica do uso da meia ou do tatame para proteção contra atritos.




Para saber qual seu tipo de pé faça o "Teste do pé molhado"
Consiste em molhar a planta do pé e fazer uma pegada, para ver o formato do arco.


Sem título.png


Pé Normal/ Neutro = Ao tocar o chão após um salto apoia-se no meio do pé até a elevação e segue em linha reta até o dedão.


Pé Cavo/ Arqueado = Ao tocar o chão após um salto apoia-se ao lado externo do pé até a elevação e segue e linha arqueada até o dedinho mindinho para pegar impulso.


Pé Plano/ Chato = Ao tocar o chão após um salto apoia-se na parte central do pé se projetando para a parte mais interna e usando o dedão para pegar impulso.


2 comentários:

  1. Ei Gaby!! Comecei o treino anteontem e de cara me deparei com o problema do calçado ideal! No primeiro dia fiz com tênis de corrida (Mizuno wave prime9 feminino) e senti que meu desempenho ficou comprometido pelas dores na sola do pé e panturrilha. Ontem decidi testar um adidas mais básico (Tênis Adidas Inuvik) e bem gasto e me senti muito melhor! Depois de ler a matéria hoje vou tentar é descalço!!! Muito esclarecedora sua matéria. Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana, desculpe a demora mas estava hospitalizada e fiquei um mês afastada da internet, graças a Deus está tudo bem agora... pois é eu faço descalça e prefiro, para mim facilitou muito meus movimentos, obrigada pelo seu comentário, volte sempre... Grande abraço e fica com Deus!!!

      Excluir

Poderá Gostar De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...