sábado, 4 de abril de 2015

5 Mitos sobre o Chocolate

A Páscoa é uma das datas comemorativas de maior importância para a cultura brasileira por ter origem religiosa e, além disso, proporcionar a tradicional distribuição de chocolate. Nesta época do ano, a grande preocupação da população é o consumo em excesso da guloseima sem comprometer a saúde e a boa forma.
Pensando nisso, a médica do Serviço de Nutrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho(HUCFF) listou cinco mitos que vão ajudar a desvendar o delicioso mundo do chocolate e aproveitar a data de forma consciente.
MITO Nº 1 -Chocolate diet não engorda
O Chocolate diet foi desenvolvido para pacientes com diabetes que estejam com o peso adequado e para quem tem restrições ao açúcar. Ele não contém açúcar, mas, para manter seu sabor agradável, há um aumento de gordura na composição. Além disso, pode conter mais calorias do que a versão tradicional.
MITO Nº2 - Chocolate causa acne
A acne está relacionada principalmente a um desequilíbrio hormonal. Nenhum estudo científico comprovou a relação da acne com o cacau. Como o chocolate é um alimento rico em gorduras, quem consome em excesso, pode aumentar a oleosidade da pele e favorecer a obstrução dos poros, o que pode originar as espinhas.
MITO Nº3 - Todo mundo deveria comer chocolate diariamente
Algumas pessoas possuem restrições quanto ao consumo do chocolate: quem tem alterações no colesterol LDL (ruim) e no consumo de cafeína não devem comer a guloseima diariamente.
MITO Nº4- Chocolate amargo ajuda no emagrecimento
Não há nenhum estudo que comprove a relação da versão amarga com emagrecimento, mas o chocolate amargo contém em geral menores quantidades de açúcar e gordura do que as opções ao leite ou o branco.
MITO Nº 5 - O chocolate ao leite é o mais saudável por ser rico em cálcio
Um chocolate ao leite tradicional possui somente 25% de cacau em sua composição. O restante é açúcar, gordura e leite. Como os grandes benefícios do chocolate estão no cacau, esse não seria a melhor opção. Além disso, a quantidade de cálcio não é significativa e outros alimentos com menor teor de gordura, como alguns queijos e iogurtes possuem maior concentração de cálcio na sua composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Gostar De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...