quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Como comer e não engordar?



Um erro muito comum sobre alimentação é a afirmação de que alguns alimentos em específico engordam ou emagrecem, os famosos alimentos mocinhos e vilões; e com isso deixamos de comer o que gostamos ou nos forçamos a comer o que detestamos. Essa “regra” se torna ainda mais poderosa quando o objetivo é a perda de peso.
Mas e se eu te dissesse que é possível comer e não engordar? Ou que é possível emagrecer comendo? Sim, comendo, justamente o que as pessoas estão deixando de fazer, principalmente hoje em dia na moda do jejum.
Você não precisa comer feito um passarinho para
emagrecer, e muito menos deixar de comer tudo aquilo que gosta, basta encontrar o equilíbrio. Para comer e não engordar você deve consumir mais alimentos frescos, verdadeiros, aqueles que compra na feira, e deixar os industrializados para ocasiões especiais. Perceba que eu não disse que você deve excluir alguma coisa, pode sim comer um docinho de vez em quando, mas quanto mais aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, oleaginosas, comida caseira feita com temperos caseiros, menor será necessidade de consumir alimentos não tão nutritivos, pois seu organismo estará sendo nutrido de uma maneira mais completa.
É um processo que ocorre de maneira gradual e natural, não precisa forçar, só é preciso ter paciência. Tais itens, além de favorecerem uma maior sensação de saciedade devido à sua alta quantidade de fibras, ainda servem de alimento para as bactérias boas do intestino, aumentando relativamente sua proporção comparado com as menos benéficas. Essas bactérias benéficas ajudam na melhoria da absorção de nutrientes e assim ajudam a deixar o organismo mais equilibrado, e até foi observado que podem tornar a necessidade por alimentos açucarados, gordurosos e altamente energéticos menos frequente.
A internet é uma ótima plataforma de visualização do comportamento alimentar das pessoas, ela mostra o quanto a população está confusa e perdida no meio de tanta informação, o quanto as pessoas não confiam em seus instintos e insistem em se restringir ao extremo quando o assunto é perda de peso. São milhares de fotos de refeições postadas a cada minuto, e um padrão a ser considerado é o tamanho minúsculo dos pratos e a eliminação total de determinados alimentos ou grupos alimentares.

Mas e o resultado disso a longo prazo?

Sua alimentação não pode ser somente uma fase, ela deve ser permanente. Será que você vai conseguir comer duas folhas de alface e um filé de frango na hora do almoço, todos os dias da sua vida? Além de ser impossível manter esse hábito extremamente monótono por muito tempo, você ainda corre o risco de desenvolver deficiência de alguma vitamina ou mineral. Para comer e não engordar você não precisa passar fome, nosso organismo precisa diariamente de muito mais nutrientes do que somente proteína e algumas folhas de alface.

Bom, e como comer e não engordar?

Que tal encher o prato com legumes e verduras de cores bem diversificadas? O prato de salada pode até ser separado do prato de comida. Além de suprir suas necessidades diárias de vitaminas e minerais, o paladar será bem mais diversificado e agradável, se tornando um hábito duradouro e até prazeroso.
É possível sim comer e não engordar, desde que você respeita sua fome e esteja atento à que boas escolhas sejam feitas, e o prato de comida não precisa ser minúsculo, afinal vegetais possuem valor energético bem menor que os cereais e carnes por exemplo, logo podem e devem ser consumidos em maior quantidade.
Bon appétit!
Fonte: https://www.sophiederam.com/br/blog/comportamento-alimentar/como-comer-e-nao-engordar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Gostar De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...