Quais os benefícios da Banana Verde?
A banana verde é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido
no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.
A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.
Como Preparar a Biomassa?
- 5 BANANAS VERDES
- ÁGUA suficiente para cobrir a panela de pressão
- Destaque uma banana da outra, mas sem deixar abrir a casca e nem retirar a ponta. Ou seja, toda a parte interna da banana tem que continuar completamente envolta pela casca.
- Lave cada uma das bananas com uma esponja e detergente.
- Ajeite as bananas dentro de uma panela de pressão e cubra as bananas com água fervente. Leve ao fogo.
- DICA: Se você estiver usando banana da terra (que é a melhor nesse caso), conte dez minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Agora, se você for usar qualquer outro tipo de banana, quando a panela pegar pressão você já desliga e deixa que a pressão saia sozinha.
- Quando a panela esfriar, abra e jogue a água fora, descasque as bananas e jogue fora as cascas.
- Retire as polpas das bananas e coloque dentro de um processador ou liquidificador.
- Ferva de 50 a 100 ml de água e adicione aos poucos enquanto você processa as bananas, apenas para chegar na consistência desejada.
- Coloque em um pote hermeticamente fechado e guarde por até uma semana na geladeira.
DICA 1: Cada 100 gramas de Biomassa tem 95 calorias.
DICA 2: Nunca utilize a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino, que escurece a massa.
DICA 3: Você pode usar a biomassa em pratos salgados como feijão, purê e em doces como bolos e até cupcakes.
DICA 4: Para usar em bolos, o ideal é sempre acrescentar 1/3 de biomassa em relação a quantidade de farinha de trigo descrita na receita. Ou seja, se a receita pede 300 gramas de farinha, acrescente 100 gramas de biomassa.
DURAÇÃO: 1 semana na geladeira ou até 3 meses no freezer.
RENDIMENTO: Aproximadamente 500 gramas.
FONTES:
Apostila Centro Europeu - Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário